segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pai do megaempresário Eike Batista vira tema de filme

Eliezer Batista, 85 anos, pai do empresário Eike Batista, 53, reuniu a família e personalidades na sessão especial do documentário Eliezer Batista - O Engenheiro do Brasil, no cinema do Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro. O filme, do cineasta Victor Lopes, 45, mostra, por meio de depoimentos de parentes, amigos, políticos e empresários, a trajetória do engenheiro e administrador de empresas.

''Não deu para segurar as lágrimas ao ver, compilada em 84 minutos, a história de vida de uma pessoa que sempre pensou grande. Aprendi com meu pai, que é três gerações antes da minha, a pensar um Brasil 100 anos à frente'', afirmou Eike. Também assistiram ao filme, em primeira mão, os filhos do homenageado: Dietrich, Werner e Lars. Seus outros três herdeiros, Harald, Helmut e Mônica, também frutos de seu casamento com Jutta Fuhrken - já falecida -, não puderam comparecer.

Ao lado da atual mulher, Inguelore Scheunemann, 58, Eliezer recebeu os cumprimentos de amigos, como o cineasta Cacá Diegues, 69, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, 40, e o sociólogo Paulo Henrique Cardoso, 55. ''Gostaria que os jovens percebessem as muitas oportunidades que o país tem e fizessem como os meus filhos, que seguem o projeto que sempre persegui, o de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros'', declarou o engenheiro, que já foi presidente da Companhia Vale do Rio Doce e ministro de Minas e Energia.

Fonte: Carlos Ramos