quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"Jazz Samba", de Stan Getz, entra para o Hall da Fama do Grammy

O disco "Jazz Samba", no qual os músicos Stan Getz e Charlie Byrd interpretam diversas canções da bossa nova, entrou para o Hall da Fama do Grammy. O anúncio foi feito ontem nos Estados Unidos. O álbum foi classificado na categoria jazz.

Lançado em 1962, "Jazz Samba" tem sete músicas, das quais seis são de compositores brasileiros. São elas: "Desafinado" e "Samba de uma Nota Só", ambas de Antônio Carlos Jobim e Newton Mendonça; "O Pato", de Jayme Silva e Neuza Teixeira; "Samba Triste", de Baden Powell e Billy Blanco; "É Luxo Só" e "Bahia", ambas de Ary Barroso. Completa o disco, a música "Samba Dees Days", composta por Charlie Byrd.

Reprodução

Outros cinco discos entraram para a lista do Grammy. O único de rock neste ano foi "Pearl", de Janis Joplin. Já na categoria reggae, passa a figurar "Catch a Fire", de Bob Marley & The Wailers. "Ella and Basie!", de Ella Fitzgerald e Count Basie, e "Louis Armstrong Plays W.C.Handy", de Louis Armstrong & His All-Stars, se classificaram na categoria jazz. "Class Clown", de George Carlin, entrou na categoria comédia.

Também se classificaram 19 músicas, como "As Times Goes By" (Dooley Wilson), "California Girls" (The Beach Boys), "Crazy He Calls Me" (Billy Holiday), "It's a Man's Man's Man's World" (James Brown), "Lazy River" (Louis Armstrong), "Riders on the Storm" (The Doors) e "Twist and Shout" (The Isley Brothers). Na categoria latina, a única que entrou foi "Feliz Navidad", de Jose Feliciano.

Hall da fama

Os discos e as músicas escolhidas representam, segundo a organização do Grammy, "os triunfos e conquistas da arte de gravar músicas". O Hall da Fama do Grammy foi criado em 1973 para homenagear gravações com pelo menos 25 anos que tenham "significado histórico ou qualidade duradoura". A seleção leva em conta diversos estilos musicais e a lista, assim como as gravações, ficam expostas no Museu do Grammy, em Los Angeles.


Fonte: Vitor Moreno/AP