sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Corte Arbitral do Esporte bane Rebeca Gusmão da natação


A Corte Arbitral do Esporte confirmou, nesta sexta-feira, que Rebeca Gusmão está banida do esporte. O tribunal ratifica, com isso, a decisão que a Federação Internacional de Desportos Aquáticos (Fina) já tinha tomado em maio de 2008. A nadadora brasileira, que conquistou a medalha de ouro nos 50m e 100m livre nos Jogos Pan-Americanos de 2007, testou positivo para testosterona em 2006. Desde o anúncio do resultado do exame de urina, em novembro de 2007, Rebeca não disputou mais nenhuma competição oficial.

Desde então, a nadadora vinha tentando provar na Justiça a sua inocência, sempre sem sucesso. Nesse ínterim, Rebeca Gusmão chegou a se aventurar no futebol, sob a alegação de que precisava manter a forma. O caso da nadadora foi considerado mais grave que o de outros atletas envolvidos em antidoping. Ao contrário dos casos de Daiane dos Santos, Maurren Maggi, Jaqueline do vôlei e até do escãndalo do atletismo, a situação de Rebeca Gusmão foi considerada intencional.

Em todas as outras situações os atletas alegaram boa fé em médicos ou no uso de medicamentos e, por isso, pegaram uma pena máxima de dois anos. Porém, tanto a Fina quanto o CAS entenderam que o doping de Rebeca Gusmão foi proposital, e por isso decidiram bani-la do esporte.

Nadadora diz lamentar profundamente a decisão da CAS

A nadadora Rebeca Gusmão afirmou, através de sua assessoria de imprensa, que "lamenta profundamente" a decisão, que considera injusta e desproporcional, tomada pela CAS (Corte Arbitral do Esporte), nesta sexta-feira, de afastar definitivamente a atleta do esporte. A assessoria diz ainda que a atleta "ficou extremamente abalada com a decisão" e se pronunciará neste momento apenas por meio da nota, e que Rebeca ainda tem projetos em outras áreas e não desistirá de continuar no meio esportivo.

Nesta sexta-feira, a CAS confirmou o banimento de Rebeca, que foi afastada no dia 5 de setembro de 2008, por reincidência no uso de doping. "A Corte Arbitral do Esporte chegou à sua decisão final nos casos relativos à nadadora brasileira Rebeca Braga Gusmão. A CAS confirmou as decisões tomadas pela Fina em 2008, a última delas em que a Sra. Gusmão foi declarada impedida de competir pelo resto da vida", afirmou a entidade, através de uma nota em seu site oficial.

No começo de agosto deste ano, Rebeca havia sido inocentada da acusação de ter fraudado o exame antidoping que fez no Pan-2007, do Rio. Amostras de dois testes dela, que deram negativo, revelaram urinas com DNAs diferentes. A nadadora testou positivo para testosterona exógena (hormônio masculino não produzido pelo organismo) no Troféu José Finkel 2006 e voltou a ser pega para testosterona exógena em exame da entidade realizado no dia 13 de julho de 2007, durante o Pan do Rio.

Rebeca apelou à CAS (Corte Arbitral do Esporte) para seus dois casos. Na ocasião, a corte declarou-se inapta para julgar o caso da brasileira, que não havia passado por julgamentos prévios no Brasil ou na Fina. Na época, além de ter sido suspensa preventivamente por dois anos, Rebeca perdeu as suas quatro medalhas conquistadas no Pan: ouro nos 50 e 100m livre, prata no revezamento 4 x 100m livre e bronze no revezamento 4 x 100m medley.

Fonte: Abril.Com e Folha Online

Foto: Satiro Sodré