quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Estudantes de medicina acusados de trote violento não recebem diplomas em Taubaté

Dois alunos de medicina da Universidade de Taubaté (Unitau) foram impedidos de receber o diploma durante a festa de formatura da turma realizada na noite desta quarta-feira (11), em Taubaté, a 140 km de São Paulo. Os dois não puderam colar grau porque são suspeitos de aplicar trotes violentos em calouros da universidade no início deste ano.

Durante o trote, feito em fevereiro, os alunos novatos foram obrigados a sentar em água suja, a ficar de joelhos por muito tempo e a dirigir de maneira arriscada pela Rodovia Presidente Dutra, que corta a cidade. O caso foi denunciado e resultou em uma sindicância interna da Unitau, que identificou nove responsáveis. Todos foram punidos com suspensão de dois meses.

A medida foi adotada pela Unitau porque, segundo a instituição, as últimas decisões da Justiça determinavam que os dois estudantes permanecessem afastados de todas as atividades acadêmicas, o que incluía a formatura. A medida foi contestada pelo advogado dos estudantes. Segundo ele, a medida não poderia ter sido tomada porque ainda não há uma decisão final da Justiça sobre o caso. Ele recorreu da decisão.

Fonte: G1