segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Publicadas pelo Vaticano as regras que convertem anglicanos em católicos

O Vaticano publicou uma série de regras pelas quais os anglicanos poderão se juntar à Igreja Católica. Uma declaração divulgada pelo Vaticano afirmou que este novo sistema foi criado como uma resposta à várias petições de anglicanos que gostariam de se converter. Grupos de anglicanos de várias partes do mundo estão insatisfeitos com a ordenação de homossexuais e mulheres para o clero.

O Vaticano, por sua vez, afirmou que padres anglicanos casados que queiram se converter terão seus pedidos analisados, caso a caso. Mas, de acordo com o Vaticano, isto não significa uma mudança na condição de celibato entre seus padres e os novos convertidos devem evitar fazer sexo. O papa Bento 16 já havia anunciado em outubro que a Igreja Católica iria facilitar para que os anglicanos insatisfeitos pudessem frequentar a igreja junto com católicos.

Ressentimento

De acordo com o correspondente da BBC em Roma Duncan Kennedy, a decisão do papa Bento 16, de permitir a total comunhão com o catolicismo de grupos inteiros de anglicanos, foi recebida com uma mistura de satisfação e ressentimento. Agora os detalhes do novo sistema foram publicados em um documento de 15 páginas.

Neste documento, o Vaticano afirma que as medidas foram tomadas depois de vários pedidos de anglicanos conservadores que não aprovam a ordenação de sacerdotes mulheres e a realização de casamentos de homossexuais na Igreja Anglicana. As regras do Vaticano foram publicadas menos de duas semanas depois de uma reunião entre o papa Bento 16 e o Arcebispo da Cantuária, Rowan Williams, líder da Igreja Anglicana.

Fonte: BBC Brasil