A maior parte das 17 empresas patrocinadoras do filme "Lula, o Filho do Brasil", que deve entrar no circuito comercial em 1º de janeiro, mantém negócios com os ministérios e bancos do governo federal informa reportagem da Folha. Apenas em 2009, sete dessas empresas receberam cerca de R$ 407 milhões em pagamentos diretos da União por conta de obras, aquisição de equipamentos e outros serviços.
Outras cinco obtiveram financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, e outra tem como sócio um banco estatal e o fundo de pensão a ele ligado, ambos controlados pela União.
Outro lado
Paula Barreto, produtora de "Lula, o Filho do Brasil", disse que "100% dos patrocinadores são empresas que já investiram em cultura": "Apenas 20% não eram parceiros anteriores. Não houve caso de patrocinador que procurasse as produtoras".
Fonte: Rubens Valente e Paulo Gama/Folha de S.Paulo