A ABL (Academia Brasileira de Letras) elegeu a professora Cleonice Berardinelli para suceder Antonio Olinto na cadeira número 8. Cleonice Berardinelli, 93, é professora, e considerada a maior especialista em literatura portuguesa do Brasil, estudiosa de Camões, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa e José Saramago. Ela sucederá ao escritor Antonio Olinto, falecido em setembro passado. A data da posse será marcada em janeiro próximo.
"Dona Cleo", como é carinhosamente chamada por seus alunos e colegas de magistério, recebeu trinta votos já no primeiro escrutínio, enquanto o professor Ronaldo Costa Couto, considerado seu concorrente mais forte, obteve nove votos. Formada em Letras Neolatinas pela USP (1938) e livre docente pela UFRJ (1959) com uma dissertação intitulada Poesia e poética de Fernando Pessoa. Já orientou mais de cem dissertações e teses, e foi eleita a Personalidade Cultural de 2009 pela União Brasileira de Escritores.
A Cadeira nº 8 foi fundada por Alberto de Oliveira, que escolheu como patrono Cláudio Manoel da Costa. Foi ocupada sucessivamente por Oliveira Viana, Austregésilo de Athayde, Antonio Callado, e Antonio Olinto.
Fonte: Folha Online