A 22ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, no sul da França, homenageará o diretor brasileiro de curtas-metragens Kleber Mendonça Filho, autor de obras como "A menina do algodão" (2002) e "Eletrodoméstica" (2005). A mostra, intitulada "Encontros de Cinema da América Latina", que será realizada entre os dias 19 e 28 de março, destacará o emergente cinema LGTB (lésbico, gay, transexual e bissexual) latino-americano, informaram hoje os organizadores.
O festival dedicará também uma seção ao bicentenário da independência da Argentina, Chile, Colômbia e México. Além disso, ressaltará a "geração atual de cineastas mexicanos", e no centenário da revolução desse país. Os organizadores, que ainda não desvelaram a lista de filmes em concurso, manterão também a seção tradicional do "Grande Prêmio Coup de Coeur", na qual concorrerão sete longas-metragens inéditos na França, e o Prêmio do Público da revista cultural "Intramuros".
Além disso, continuará a competição oficial "Découverte" da Crítica Francesa, na qual serão projetados primeiros ou segundos longas-metragens de cada diretor em disputa. Serão concedidos o prêmio "Rail d'Oc", outorgado pelos "ferroviários cinéfilos", e o Prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica à melhor "opera prima". O Festival contará também com categorias oficiais dedicadas aos documentários filmes e aos curtas-metragens, e com outras seções paralelas fora de concurso.
Fonte: EFE