quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

The Beatles, em versões de amigos, ganham lançamento especial


Em janeiro de 1962, quando os Beatles fizeram um teste para a Decca Records, em Londres, apresentaram 15 canções --três delas eram composições de Lennon e McCartney. Levaram um "não" do produtor Tony Meehan --que dificilmente teve um sono tranquilo a partir do ano seguinte, com o boom da beatlemania.

Integrantes dos Beatles posam ao lado do produtor musical George Martin em 1963
"Like Dreamers Do", "Hello Little Girl" e "Love of the Loved", as três composições próprias da audição, ganharam as paradas britânicas, respectivamente, com o The Applejacks e com dois colegas de Cavern Club: o The Fourmost e a cantora Cilla Black, chapeleira da casa de shows antes da fama.

Essas e outras 30 composições dos Beatles em versões de bandas e artistas nos anos 60 estão reunidas na série "4Ever - Os Beatles por Seus Amigos", lançada pelo selo Discobertas. "As gravações são verdadeiros complementos à discografia dos Beatles. É material genuíno e historicamente paralelo, gravado em sua maior parte no mesmo estúdio e com o mesmo produtor dos Beatles", explica Marcelo Fróes, do selo.

São três álbuns com gravações feitas de 1963 a 1969 por grupos e cantoras que emergiram da cena de Liverpool e acabaram nas mãos do empresário Brian Epstein (também dos Beatles) ou que eram amigos da banda. Foi por via pessoal, por exemplo, que Peter & Gordon gravaram canções de Lennon e McCartney. Peter era irmão da atriz Jane Asher, namorada de Paul nos anos 60.

"4Ever" traz três versões para "Yesterday": com Alma Cogan, com Cilla Black e com Mariana Faithfull, namorada de Mick Jagger, que entoa o clássico com piano, harpa e coral. Traz também uma "You've Got to Hide Your Love Away" hippie-folk do The Silkie, produzida por Lennon e McCartney. A série ainda resgata canções nunca gravadas pelo quarteto, como "Bad to Me", com Billy J. Kramer & The Dakotas.

Fonte: Fernanda Mena/Folha de S.Paulo

Foto: Divulgação