sábado, 13 de fevereiro de 2010

Sites de venda de livros mudam perfil de consumidores

Dono de um sebo no centro de Belo Horizonte por cinco anos, Renato Ribeiro decidiu no fim de 2008 fechar a loja. Manteve-se, porém, no comércio de livros usados: alugou uma sala menor, para onde transferiu seu acervo de 20 mil títulos, e hoje vende somente pela internet, nos portais que intermedeiam transações entre livreiros e leitores.

O mesmo fez o paulistano Gunter Zibell, que trocou a loja física pela virtual, cadastrando em alguns sites os seus 60 mil volumes. Ambos afirmam que o corte de despesas com pessoal e contas justificou a opção. O movimento reflete a reviravolta no mercado de livros usados e raros detonada pela evolução das redes de sebo no ciberespaço brasileiro. São portais que reúnem muitos livreiros numa mesma página, onde o cliente compara preços e pesquisa o conteúdo e/ou o estado do volume. Escolhidos os títulos, o negócio se dá entre o sebo e o leitor interessado --o intermediário lucra com comissão e mensalidades cobradas aos cadastrados.

Soberana no setor, a Estante Virtual, criada em 2005 e que reúne 1.600 sebos e 6 milhões de livros, ganhou nos últimos anos concorrentes que, se não chegam a ameaçar sua liderança, já provocam reações típicas de uma guerra comercial. A sombra maior é a Gojaba. Subsidiária brasileira da gigante canadense AbeBooks, comprada em 2008 pela Amazon, a Gojaba chegou no mesmo ano ao Brasil com uma tática agressiva: não cobrar mensalidade nem comissão dos livreiros.

A Estante, que cobra 5% de comissão sobre as vendas e mensalidades que variam de R$ 29,90 (2.000 livros) a R$ 132 (60 mil livros) reagiu, ameaçando levar o concorrente aos órgãos de defesa da concorrência. "Isso é 'dumping' total [venda por preço inferior ao do mercado]. Sem cobrança aos livreiros, não há como sustentar um portal assim. Pensamos em entrar com uma ação no Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica], mas, como eles não afetam nossa liderança, não entramos", revelou André Garcia, dono da Estante.

"Não comento. Eles têm seu ponto de vista, temos o nosso. Se entrarem com ação, tomaremos medidas", disse o diretor do Gojaba, Giovanni Soltoggio, baseado na Alemanha. Trata-se de um mercado ascendente. A Estante Virtual não revela o faturamento, mas informa que em 2009 o volume de vendas no portal foi de R$ 28 milhões, 2.800% maior que em 2006 (primeiro ano medido) e crescente desde então.

Garcia diz ter 98% do mercado. Livreiros independentes estimam que ele domine 80%. Soltoggio não cita números, mas se diz "muito satisfeito" com os resultados da Gojaba no Brasil. "Estamos chegando a 3 milhões de livros on-line [240 livreiros] e a oferta só cresce". Além do Gojaba, outras redes menores de sebo disputam terreno com a líder.

Entre os livreiros, a Estante é em geral elogiada e de longe a favorita, representando parcela expressiva do total de vendas das lojas. "Vamos falar claro: sinônimo de livro usado hoje não são o Brandão nem o Messias, é a Estante Virtual", diz Eurico Brandão Jr., do sebo Brandão, há 58 anos no mercado e com lojas em três cidades, São Paulo, Recife e Salvador, nas quais 60% das vendas são pelo portal.

Há também queixas. "Tem livro que vale R$ 100, mas tem gente que não sabe do valor e põe à venda na Estante por R$ 10, depreciando o produto", diz o gerente do sebo paulistano Nova Floresta, José Amorim.
Para Luiza Tsuyama Cardoso, do Traças e Troços, o caráter virtual dos portais atrapalha os livreiros. "Não há contato humano, você não tem chance de argumentar com eles, gera uma sensação de impotência."

Fonte: Fábio Victor/Folha de S.Paulo

Foto: Folha Imagem