O Google informou que está trabalhando em um telefone que poderá traduzir chamadas ao vivo e automaticamente. A tecnologia estaria disponível dentro de dois anos, segundo disse a companhia nesta segunda-feira (8). A empresa já oferece serviços de tradução de texto e reconhecimento de voz e, segundo Franz Och, chefe dos serviços de tradução, o trabalho de combinação de ambas as tecnologias já começou.
Segundo o jornal "The Daily Telegraph", a tecnologia iria trabalhar por traduzir frases em vez de palavras individuais. A companhia espera que, tendo em vista a enorme quantidade de textos traduzidos, pode produzir sistemas que serão muito mais precisos do que as versões atuais. Entretanto, há mais de 6.000 línguas faladas no mundo --apenas 52 estão no catálogo de ofertas do Google atualmente.
"Claramente, para que ela funcione bem, você precisa de uma combinação de tradução automática de alta-precisão e de reconhecimento de voz de alta precisão, e é nisso que estamos trabalhando", disse Och.
Fonte: Folha Online