segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Saudações tricolores


E não é que o Fluminense conseguiu? Bicampeão brasileiro, comeu a bola, distribuiu belos lances de bola parada e em movimento e levou pras Laranjeiras o Brazuca 2010. Minha raiz é rubro-negra, mas não posso me esquivar de manifestar minhas saudações tricolores aos amigos e conhecidos "tantas vezes campeões".

Não é pelo simples fato de ser campeão; o que me orgulha nesse time do Fluminense é a garra. Cara, há anos que eu não via algo parecido no futebol. Há exatamente um ano, quando o meu Mengo levantava essa mesma taça (um suspiro melancólico acaba de escapar...), o Flu lutava desesperadamente pra se livrar da Segundona, lembram? Os frios números das estatísticas davam ao tricolor só 1% (ou menos) de chance de não ser rebaixado pra Série B desse ano. E depois de não sei quantas (parece que foram 10) vitórias seguidas e uma combinação muito doida de resultados, os caras das Laranjeiras fugiram da degola.

Méritos do Cuca, o ex-treinador, e de todo o time. Mas se tem alguém que merece todas as glórias desse momento supremo é aquele argentino pequenininho, o Darío Conca. Ô baixinho bom de bola! E não é de hoje. Desde a Libertadores de 2008 que Conca vinha se destacando. Foi preciso que o marrento do Muricy Ramalho assumisse o tricolor pro Conca ganhar espaço de verdade dentro do clube. Taí o resultado.

Bem, nada disso seria possível se o clube, finalmente, não levasse a sério o planejamento. Viram quanto os caras investiram esse ano? Além do salário milionário do Fred, foram buscar o Muricy, o Deco e o Washington (quanto dá isso mensalmente?) e uma penca de outros reforços. Fecharam o grupo num objetivo, superaram tudo quanto foi adversidade e levaram a taça. Nem tudo foram flores, é claro, mas o Flu merece. Valeu Fluzão

"Sou tricolor de coração; sou do clube tantas vezes campeão"

Sérgio Augusto
Editor da Academia da Palavra