segunda-feira, 12 de julho de 2010

Arbitragem x Tecnologia: Inimigos íntimos

Fim de Copa, Espanha campeã e uma única certeza: a arbitragem não foi tão desastrosa quanto se andou comentando. O que acontece é que nunca a tecnologia foi tão longe nesse negócio de filmar os detalhes da partida. Nunca antes se teve tanto acesso a tantos e tão visíveis ângulos de um mesmo lance. Para quem assiste na TV fica parecendo que o juiz e os bandeirinhas são cegos e surdos, mas entra em campo e comanda a arbitragem com milhares de vuvuzelas cantando e a pressão do mundo inteiro em cima e depois me diz se é tão fácil quanto parece.

Por um lado, a tecnologia digital só falta nos permitir participar do jogo, mas pro outro ficam ainda mais patentes as falhas humanas de quem conduz a arbitragem. Nesse caso, o jeito é tentar errar o menos possível para o foco não se desviar da partida e cair no trio de arbitragem. 

Agora falando da Espanha, não vou dizer que gostei da final, pois o resultado era demais previsível. A Espanha tinha mais time e força. Mas o que me chamou a atenção foi a raça dos holandeses. Na maioria dos lances, a sola das chuteiras dos caras é que cantou mais alto, mas o que gostei mesmo foi de ver os holandeses inteiros no ataque, no final da prorrogação, tentando e tentando o empate pra tentar a loteria dos penâltis. Não deu! Espanha campeã e fim de papo.

Volto a dizer: a Copa da África não foi a dos meus sonhos. O nível técnico foi estupidamente baixo e somente em algumas partidas tive prazer em ver futebol. Aquele Eslovênia 3 x 2 na Itália foi excelente. Uruguai x Gana foi dos mais bonitos jogos que já vi em Copas e o jogo em que a Celeste foi desclassificada também. Do Brasil não posso destacar qualquer dos cinco jogos. O time teve míseros momentos de lucidez e realmente não mereceu chegar às semi. Quem sabe uma boa preparação e um bom elenco em mãos possa dar ao próximo treinador condições de disputar o título com mais diginidade.

E bola pra frente que o Brasileirão vai recomeçar. Não é grande coisa, mas distrai que é uma beleza naquelas tardes quentes e sonolentas de domingo.

Câmbio

Sérgio Augusto

Editor da Academia da Palavra