quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Federer e Nadal arrebatam mais de 90% dos Grand Slams

Em julho de 2005, Rafael Nadal conquistou o troféu de Roland Garros pela primeira vez. Nascia ali uma polarização nos Grand Slams. Desde então, foram disputados 23 finais dos principais torneios do tênis, e apenas duas não foram vencidas pelo espanhol número 1 do mundo ou pelo suíço Roger Federer. Eles ganharam, juntos, 91,3% dos títulos de Grand Slams no período.

Roger Federer conquistou 12 títulos de Grand Slams desde 2005. Foram três no Australian Open, um em Roland Garros, quatro em Wimbledon e quatro no US Open.Rafael Nadal levantou nove troféus: cinco de Roland Garros, dois de Wimbledon, um do Australian Open e um do US Open.

Novak Djokovic e Juan Martín Del Potro foram os únicos tenistas a conseguirem a façanha de interromper a sequência dos multicampeões. O sérvio conquistou o Australian Open de 2008, derrotando o francês Jo-Wilfried Tsonga na final. O argentino bateu Federer na final do US Open de 2009. Um outro tenista aparece de na lista dos títulos de Grand Slam nos últimos cinco anos, mas antes de Nadal ganhar seu primeiro. O russo Marat Safin conquistou o Australian Open de 2005, derrotando o australiano Lleyton Hewitt na final.

A supremacia dos dois tenistas é traduzida no ranking da ATP. Roger Federer terminou no primeiro lugar em 2005, 2006, 2007 e 2009, anos em que Nadal ficou na segunda posição. Em 2008, o espanhol conseguiu o lugar mais alto, com o suíço na vice-liderança.

Fonte: Globo Esporte.Com


Foto: Divulgação